Doe Sangue, Doe Vida - Consciência Jovem Bloco 3

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) pediu a atenção da população para o estoque de sangue. Em especial aos doadores com os tipos sanguíneos O+ e O-, já que, nos últimos dias, o banco de sangue sofreu uma queda preocupante. Para que o banco de sangue do Estado possa realizar um atendimento de qualidade são necessárias 250 doações diárias e nos últimos dias o número de doações tem variado entre 90 e 100 doações por dia.
 

A situação se agrava com o período chuvoso, quando a frequência de doações diminui, pois muitos doadores adoecem com gripes, viroses e dengue, impossibilitando assim a doação. Outra dificuldade enfrentada é o deslocamento até o Hemoce. Mesmo com as coletas itinerantes, o estoque de sangue do hemocentro vem apresentando uma queda diária. 


PORQUE O HEMOCE PRECISA DE DOADORES DE SANGUE ? 
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NISSO ?

1.  O sangue humano é usado no tratamento de várias doenças, cirurgias e acidentes. Pode representar a diferença entre a vida e a morte para pacientes que precisam de uma transfusão.

2.  A comercialização do sangue não é permitida pelas leis brasileiras e a única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoas que procuram o hemocentro espontaneamente.

3.  De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de sangue no Brasil deve ser voluntária, altruísta, anônima e não remunerada.

4.  Em algumas situações, como hemofilias, plaquetopenias, hemorragias graves e outros, o uso de sangue e hemoderivados não pode ser substituído por outro tipo de medicamento ou outros recursos terapêuticos.

5.  Qualquer pessoa pode vir a precisar de uma transfusão de sangue, mesmo aquelas que hoje não tem nenhuma doença.

Por este motivo a Força Jovem Universal em especial o Bloco 3 realizou nesta manhã de Sábado e durante todo o dia uma caravana que contou com vários jovens doando sangue para as pessoas que precisam e sem conta com a conscientização que foi passada para as demais pessoas por esta mobilização.

O Intuito do Projeto Consciência Jovem que organizou essa mobilização é justamente esse de fazer ações sociais em favor da comunidade e das pessoas.

Dalila Brandão declarou que " Acho muito importante a doação de sangue, porque através do meu sangue vou poder indiretamente salvar outras vidas, principalmente, eu por ter o tipo de sangue raro, que é O-. " Finaliza a jovem que também fez sua doação.


















Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top